Cabo Frio - Rio de Janeiro - Brasil 30-07-2014

Turismo


Add to Google

Cabo Frio qualifica taxistas para o turismo em parceria com IFF e IPHAN (02/07/2014)

Com a cidade cada vez mais procurada pelo turismo internacional a prefeitura de Cabo Frio amplia programas de capacitação para diversos setores. Nesta terça-feira (1/7), o prefeito Alair Corrêa entregou os certificados para 15 motoristas de taxis da cidade. Os taxistas participaram do curso de qualificação profissional com extensão voltada para o turismo, “O Taxista e a Atividade Turística” .

– A qualificação de nossos taxistas está sendo muito importante, inclusive agora neste período de Copa do Mundo. É necessário que estejam preparados para receber bem não apenas os turistas, mas também os moradores da cidade – disse o prefeito, lembrando aos profissionais que o município precisa ter taxistas bem-humorados, bem informados e, inclusive, poliglotas, incentivando outros taxistas a se inscreverem no próximo curso de capacitação.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Cabo Frio, José Mário, disse que a categoria estava contente com a conquista.

– O momento é de celebrar mais esta vitória, que em parceria com a Prefeitura, buscamos fazer esses cursos de aperfeiçoamento e é com orgulho que estamos recebendo hoje esses certificados.

Rita de Cássia de Almeida Gomes, que trabalha na praça da Rodoviária, foi a única mulher que participou do curso e agradeceu ao prefeito pela oportunidade.

– Para muitos taxistas, esta é a primeira vez que recebem um diploma. Obrigada pela confiança, prefeito Alair Corrêa – disse.

A turismóloga Vanina Navega ressaltou que com o crescimento do Turismo no Brasil, a demanda por serviços tem aumentado para o taxista. Mas, muitos ainda não se deram conta de como é importante possuir informações para repassar aos passageiros turistas durante as corridas.

“Quando o turista chega a uma cidade, geralmente, a primeira recepção é feita pelo taxista. E a maneira como o taxista recepciona o turista é decisivo para que ele queira voltar” , comentou o superintendente da secretaria de Turismo, Aldenir Soares.

- Além de o taxista ser o cartão de visitas de muitos turistas que chegam à cidade, eles também atendem a nossa população que agora vão poder contar com mais informações sobre a nossa história e disseminá-la, o que é fundamental para a sensação de pertencimento necessária para respeitar e cuidar dessa cidade. Estamos ouvindo: "Eu agora conheço minha cidade" e nos enobrece, comemora Soares.

O curso da Prefeitura de Cabo Frio foi desenvolvido pelas secretarias de Turismo (Sectur) e de Transportes (Sectrans) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), campus Cabo Frio, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Sindicato dos Taxistas.

As aulas foram ministradas por professores qualificados do IFF como Adriana Braga, Karla Macedo, João Christóvão, Jaunilson da Cruz, Germano Rangel; a arqueóloga Claudia Maia, do Iphan, e da responsável do órgão na região, Gabriela Silgueiro.


data : Thu, 03 Jul 2014 10:39 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

City Tour encerra com sucesso curso de taxistas sobre turismo em Cabo Frio (02/07/2014)

O curso de qualificação profissional com extensão voltada para o contexto do turismo, “O Taxista e a Atividade Turística” , que teve início no dia 15 de abril deste ano em Cabo Frio, será encerrado nesta terça-feira (01) com a realização de um City Tour pela cidade, no Double Deck - tradicional ônibus londrino - saindo às 8h30, na Praça dos Quiosques, na Praia do Forte.

Com iniciativa da Prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria de Turismo e parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) campus Cabo Frio e a secretaria municipal de Transportes (SECTRANS), o curso que trata de assuntos que vão desde a qualidade dos serviços turísticos, passando pela história regional, segurança no trabalho, cultura e patrimônio. Os eixos temáticos que promovem um aprimoramento global desses profissionais, para que possam trabalhar com os turistas que visitam Cabo Frio.

- Foi um longo caminho percorrido com essa classe tão importante para o turismo e valeu a pena. Tivemos nesse período aulas com professores qualificados do IFF como Adriana Braga, Karla Macedo, João Christóvão, Jaunilson da Cruz, Germano Rangel, do IPHAN a arqueóloga Claudia Maia e a participação imprescindível da responsável do órgão na região, Sra. Gabriela Silgueiro, que nos brindou com duas aulas sobre o nosso patrimônio histórico-cultural. A todos, o nosso muito obrigada -, comemora a turismóloga da secretaria de Turismo, Vanina Navega, que coordenou o curso e nas suas férias foi substituída pela diretora do CAT – Central de Atendimento ao Turismo, Vanessa Bravo.

Ao todo, são 15 taxistas, com 100% de aproveitamento, prontos para um atendimento qualificado.

Para o superintendente da secretaria de Turismo, Aldenir Soares, o grupo é muito animado e extremamente interessado, o que nos deixa particularmente feliz.

- Além de o taxista ser o cartão de visitas de muitos turistas que chegam à cidade, eles também atendem a nossa população que agora vão poder contar com mais informações sobre a nossa história e disseminá-la, o que é fundamental para a sensação de pertencimento necessária para respeitar e cuidar dessa cidade. Estamos ouvindo: "Eu agora conheço minha cidade" e nos enobrece -, comemora Soares.

Logo após o City Tour, será realizada em cerimônia no auditório da Prefeitura a entrega dos certificados.

- Aproveitamos para convidar a todos os envolvidos, direta ou indiretamente, no projeto para nos acompanhar nesse passeio e prestigiar os taxistas que empenharam seu tempo para realizar este curso e, entenderam a importância da capacitação para se tornar um profissional melhor na nossa cidade. Em nome da SECTUR Cabo Frio meus agradecimentos -, diz emocionada Vanina Navega.

Após o encerramento, os taxistas receberão seus crachás de Taxista Capacitado.

Abaixo a relação dos profissionais que reconheceram a importância da capacitação e que participaram do curso:

1-Rita de Cássia de Almeida Gomes (Rodoviária)

2-Juarez Barbosa de Souza (Rodoviária)

3-Evaldo Pereira do Nascimento (Rodoviária)

4-Detzer Gabriel Fernandes (Malibú)

5-Cornélio Feijoli Cezareti (Praça Porto Rocha)

6-Túlio Araújo de Oliveira (Praça Porto Rocha)

7-Volnei Faria do Nascimento (Praça Porto Rocha)

8-Rodrigo Souza Porto (Prefeitura)

9-Francisco Sabino da Silva (Praça de São Cristóvão)

10-Carlos Roberto de Souza (Prefeitura)

11-Paulo César Gomes de Mello (HCE-UPA)

12-Pedro Paulo Rodrigues da Silva (Francisco Mendes)


data : Thu, 03 Jul 2014 10:39 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Movimentação de turistas continua intensa em Cabo Frio (26/06/2014)

Desde o começo da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil que turistas de diversas nacionalidades circulam pelas ruas de Cabo Frio com a maior tranquilidade. Os chilenos marcam presença com vans, carros de passeio e motorhomes sempre com bandeira do país aberta sobre os veículos. Argentinos, uruguaios, americanos, portugueses, italianos, noruegueses e até russos são facilmente encontrados nos bares assistindo aos jogos da copa.

- Temos um grupo de chilenos, argentinos e mineiros que vieram por conta da Copa. Os brasileiros aproveitaram o feriadão do Corpus Christi-, disse Isabel Ramalho sócia de um hotel situado a Praia do Forte.

- Queremos a final com o Brasil. Já despachamos a Espanha – disse o chileno Ignácio Merino que posou com a família em frente ao Motorhome. A família fica 15 dias passeando entre as cidades de Arraial do Cabo, Buzios e Cabo Frio.

Decepcionados com Itália, o chef de cozinha Silvio Ghiani, visita Cabo Frio pela primeira vez, e revela que se encantou com as águas de Arraial do Cabo e as praias de Búzios.

- Quero morar nesta região e sonho com final entre Italia e Brasil no Maracanã, disse o chef ao lado dos amigos durante o intervalo do jogo contra a Costa Rica.

Para o prefeito Alair Corrêa as obras de infraestrutura de renovação da Orla da Praia do Forte e melhorias no centro da cidade já estão atendendo o turismo internacional.

- Cabo Frio precisa do turismo para viver e gerar empregos por isso investimos em obras e reformas da nossa Orla e na Praia do Forte nosso cartão postal, disse.


data : Fri, 27 Jun 2014 21:48 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Iate com o ator Leonardo DiCaprio ancora na Praia do Forte (16/06/2014)

O céu e o mar azul na Praia do Forte, em Cabo Frio, conquistaram o ator hollywoodiano Leonardo DiCaprio e amigos que ancoraram o iate Topaz próximo a Ilha do Papagaio, na manhã desta segunda-feira (16/6). O novo cenário da Praia do Forte com o iate chamou a atenção de quem frequentava a praia. Desde cedo moradores e turistas não cansaram de fotografar a embarcação que é uma das maiores do mundo.

O analista de logística, Michel Melo Rodrigues disse que era um luxo descansar com a família na mesma praia que o astro do cinema e amigos.

- A Praia do Forte está muito limpa e o dia perfeito, além de ficar olhando aquele iate sabendo que é um dos maiores do mundo é excelente. Cabo Frio está de parabéns -, elogiou o mineiro que posou com a mulher Cintia e as filhas Sofia, de 5 anos e Leila, de 2 anos, e ao fundo o Forte São Matheus e o Iate Topaz.

Amigos do ator desceram do barco e curtiram Cabo Frio a bordo do “Ônibus Londrino” em passeio pelos principais pontos da cidade. Foram às compras na rua dos Bíquinis. No centro o ônibus parou e os visitantes posaram para fotos na Praia do Forte com o iate ao fundo, além de fazer compras em lojas locais, degustaram empadas.

De acordo com a gerente do comércio de empadas, os amigos do Di Caprio comeram empadas e ainda fizeram uma “quentinha” .

-Foram de frango com catupry, Carne seca, Palmito, Folheada de banana, Folheada de bacalhau entre outras. Gastaram cerca de R$ 100 -, disse Roberta Azeredo gerente da loja. Ela ainda contou com o auxílio da advogada Clea Luiza, que serviu de intérprete.

- Os turistas adoraram as empadas e que não conheciam, e ainda acharam a cidade muito limpa. Estavam encantados com o visua l-, disse a advogada.

O iate Topaz fica até 22h ancorado na Praia do Forte. O ator Leo Di Caprio veio ao Brasil para assistir aos jogos da Copa do Mundo. O ator passou por Búzios e lançou ancoras na Praia do Forte.


data : Tue, 17 Jun 2014 20:21 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Artesanato de Cabo Frio fortalece workshop de Turismo na UVA (02/06/2014)

Artesãos apresentaram uma variedade de produtos desenvolvidos a partir da reciclagem de materiais, mostrando como o artesanato é importante para o atrativo turístico da cidade

A Casa Artesanal de Cabo Frio, segmento da Secretaria de Turismo (Sectur) marcou presença na quinta-feira (22/5), no Workshop de Turismo, que a Universidade Veiga de Almeida (UVA), em parceria com a ExpoHotel Búzios e o grupo ABC do Sol, realizou no campus Cabo Frio.

Durante todo o dia, empresas que atuam na Região dos Lagos deram pequenas mostras, por meio de fotos, vídeos e até vivências, das atividades que podem ser exploradas.

Cerca de 30 artesãos apresentaram uma variedade de produtos desenvolvidos a partir da reciclagem de materiais, entre eles, peças produzidas com a casca de coco, mostrando como o artesanato é importante para o atrativo turístico de Cabo Frio.

- Nosso artesanato não poderia ficar de fora, já que dentre tantos outros segmentos artísticos, movimenta hoje cerca de 50 bilhões na economia brasileira e segundo o IBGE o Brasil possui 8,5 milhões de artesãos em cada canto desse país. No turismo o artesanato ganha destaque por seu valor afetivo, já que todo mundo que viaja quer levar uma recordação do local – explicou a coordenadora do Artesanato da Sectur, Vânia Carvalho.

Quem participou da feira pode comprovar que os artesãos da Casa Artesanal agradaram e surpreenderam o público trazendo a visibilidade e o reconhecimento dos trabalhos do artesanato de Cabo Frio que hoje são uma referência. A prova é que as vendas surpreenderam até aos artesãos que não esperavam que a receptividade fosse ser tão imediata.

- Para muitos, a ideia era só fazer vitrine, e a exposição das peças serviria apenas como uma pequena mostra, porém por conta da qualidade e beleza do material, as vendas superaram as expectativas, o que fortalece a crença de que, quando trabalhamos com uma produção genuína, criativa e original o público se sente atraído e isso só fortalece nossa cidade quando agregamos valores ao nosso turismo – comemora Vânia Carvalho.

Em recente reunião com os artesãos da Casa Artesanal, as coordenadoras Lúcia Helena e Vânia Carvalho comunicaram algumas dos eventos em que o artesanato cabo-friense estará presente: Caminhadas da Natureza, no domingo (25/5), no Peró e Ilha do Japonês; Semana do Meio Ambiente, de 2 a 6 de junho, na Praça Porto Rocha, com seis barracas de artesanato e oficinas temáticas; na Feira Forte: além da exposição e venda, os artesãos também ministrarão oficinas relâmpagos para os turistas e visitantes, mostrando que Cabo Frio tem no artesanato a força de seu povo.

- Artesanato e Turismo hoje estão intimamente ligados no fortalecimento de nossos atrativos quando acrescentamos a eles qualidade e sustentabilidade. Todas essas oportunidades marcam uma nova era para o artesão de Cabo Frio que nunca foi tão valorizado como no governo Alair Corrêa. O artesanato de Cabo Frio através da Casa Artesanal começa a demonstrar sua força, como um produto que agrega valor e leva o nome da cidade com muita competência, através dos belos trabalhos dos nossos artesãos. E vem muito mais por aí; o artesanato de Cabo Frio enfim está sendo reconhecido como um atrativo de valor e tudo graças a visão do nosso prefeito ao dar dignidade a quem faz da sua arte uma maneira de engrandecer nossa cidade – concluiu a coordenadora do Artesanato.


data : Mon, 02 Jun 2014 22:32 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.


| Próxima ->
Cabo Frio News - RSS feed de noticias
Ir para: [Topo da Página ] ou [ imprimirImprimir]
Ingles. Frances. Deutschland Italiano Espanhol

[Feeds] :[ O que é isso ? ]

Patrocinadores

Imobiliaria Luiz DiasImobiliaria Luiz Dias

Guia ForteGuia Forte

AliceAlice

Dom FernandesDom Fernandes

EstalageEstalage

Bosque ClubeBosque Clube

Dica Hospedagem

Eventos

Parceiros



Locations of visitors to this page



Prêmio Comunicação 2006 - primeiro lugar na categoria internet
Prêmio Comunicação 2006 - primeiro lugar na categoria internet