Cabo Frio - Rio de Janeiro - Brasil 05-03-2015

Turismo


Add to Google

Cabo Frio recebe turistas de transatlânticos nesse final de semana (22/02/2015)

A cidade de Cabo Frio recebe o ano inteiro turistas e visitantes, movimentando a economia da cidade. Nesta final de semana, a cidade receberá cerca de 30 mil pessoas que vão curtir os últimos dias de folia.

- Nossa principal Praia, a do Forte, que junto com as outras praias vai nos tirar dessa dependência de 30 anos dos royalties está exuberante, colorida e lotada. Suas múltiplas cores que encantam a todos que quando nela mergulham ou deitam se apaixonam e voltam – comenta o prefeito Alair Corrêa sobre as belezas naturais da cidade.

A cidade que já é famosa por todos os seus encantos, continua recebendo visitantes pela terra e pelo mar. Até março deste ano, mais de 20 mil pessoas, entre turistas e tripulantes vão visitar Cabo Frio por meio de cruzeiros marítimos.

O transatlântico MSC Lírica está vindo de Ilhéus (BA), com destino ao Rio de Janeiro e ficará fundeado na Praia do Forte nesta sexta-feira (20/2) das 10h às 19h. O navio traz a bordo 2.069 passageiros e 700 tripulantes.

Os passageiros são transportados por barcos especiais, disponíveis no próprio navio, passando pela Praia do Forte e pelo Canal de Itajuru, desembarcando no Terminal dos Transatlânticos, onde saem em busca das belezas de Cabo Frio.

Prefeito Alair Corrêa participa de cerimônia de troca de placas O comandante Rafaelle Ponti convidou o Prefeito e sua comitiva para a cerimônia de troca de placas em que será homenageado pela MSC Cruzeiros durante passagem do navio pela cidade. Em retribuição à homenagem, o comandante será presenteado por Alair com um quadro de couro feito artesanalmente pelo artista Glauco Brasil.


data : Wed, 25 Feb 2015 20:43 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Praia das Dunas e os mistérios de sua areia branca (19/02/2015)

Os tons de azul e verde da água do mar e o céu dourado no pôr do sol são as marcas registradas das praias de Cabo Frio. Conferir o delicioso mar que a cidade oferece faz parte de uma programação inesquecível para quem visita o município, podendo desvendar os mistérios existentes por trás de cada história que elas trazem.

Assim é a famosa Praia das Dunas, conhecida por seus morros de areias brancas e correntezas fortes. Cercada por dunas gigantescas e uma vegetação rasteira, é indicada para prática do surf, devido seu mar bravo e ondas grandes. Suas águas são claras, transparentes com uma temperatura predominantemente fria, mas muito refrescante durante o verão.

Com quiosques apenas nos trechos que não fazem parte da área de preservação ambiental, é localizada entre a Praia do Forte e a Praia do Foguete, ficando a dois quilômetros do Centro.

Nascido e criado em Cabo Frio, Ronaldo Francisconi garante preferir a Praia das Dunas para frequentar com sua família.

- Ela é mais tranquila, apesar das suas ondas fortes. Suas dunas brancas são lindas, até caminhada por ali eu faço. É sempre minha primeira opção quando vou à praia – garante Ronaldo.

A força de suas ondas e sua correnteza faz com que seja necessário redobrar o cuidado ao se banhar nela. Recomenda-se atenção aos avisos sobre as condições do mar, principalmente as correntes marinhas que em determinadas épocas do ano podem se tornar perigosas armadilhas para o banhista não avisado. Por ser um local de preservação ambiental, toda extensão da Praia das Dunas é deserta, principalmente no período noturno.

O prefeito Alair Corrêa afirma que ao pisar nas areias tão brancas e banhar-se nas águas tão azuis das praias que a cidade oferece é uma sensação maravilhosa.

- Cabo Frio tem lindas praias, dunas de areias brancas, histórias do Forte São Matheus, Morro da Guia, Canal do Itajuru e ainda oferece passeios encantadores – relata o prefeito.


data : Thu, 19 Feb 2015 20:24 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Fonte do Itajuru: um ponto de história e preservação (19/02/2015)

Quem passa no caminho entre o centro da cidade e a rodoviária já viu a Fonte do Itajuru. O parque, cercado, é um dos principais pontos históricos na cidade. Os moradores que conhecem esse ponto histórico aproveitam o passeio nas sombras das árvores. Com vegetação diversificada e um história vasta, a fonte atrai a atenção de quem passa.

Mesmo que não exista uma documentação relativa à verdadeira função da fonte, tudo leva a crer que suas águas abasteciam um acampamento de pesca indígena tupinambá, além de fornecer água potável às fortalezas e embarcações europeias que traficavam pau-brasil na região.

- Após todo o desenvolvimento que a cidade passou ao longo desses 400 anos, alguns pontos fazem parte da referência dessa história. A Fonte do Itajuru que na verdade dava água pra cidade inteira até o inicio do século XX. São pontos que permanecem e que fazem parte dessa história. É importante que os moradores e visitantes saibam dessa história e conheçam esses pontos – disse o secretário de Cultura, José Facury.

História

Em 1847, por ordem de D. Pedro II e por ocasião da sua visita à cidade, foi construída uma guarita em pedra para proteger a fonte, com o teto decorado com azulejos importados. A Fonte foi de grande importância para a colonização da região, pois graças à sua excelente água potável, a cidade foi abastecida por ela até a metade do século XX.

Hoje é um espaço aberto a visitações e nos seus jardins encontram-se árvores nativas como o pau-brasil e a guabiroba. O jardim é bem agradável e completamente cercado de verde, Os banquinhos lá dentro são ideais para um bom descanso e para boas fotos.

A fonte está localizada na Avenida Júlia Kubitscheck, no Itajuru, e fica aberta diariamente das 8h às 17h.


data : Thu, 19 Feb 2015 20:24 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Construções religiosas de Cabo Frio atraem turistas durante o ano inteiro (19/02/2015)

Cabo Frio é conhecido pelas belas praias, mas o que nem todos conhecem é o turismo religioso que envolve a cidade. O roteiro “Rumo ao Sagrado” é belíssimo e pode ser feito em três horas, passeando pelo Convento Nossa Senhora dos Anjos, Capela Nossa Senhora da Guia, Igreja Matriz Nossa Senhora de Assunção e Igreja de São Benedito. Um roteiro que apresenta prédios tombados, com obra artística do período colonial, tudo para encantar os olhos e enriquecer o conhecimento.

– O turismo religioso atrai pessoas para nossa cidade durante todo o ano. E nós temos festas como a encenação da Via Sacra, na Paixão de Cristo, a encenação é famosa. Nossos tapetes de sal, em Corpus Christi, são uma tradição e conhecidos em todo o país. E, em agosto, há a Festa da Padroeira. Pensamos neste turista que vem a Cabo Frio por causa desses eventos específicos – diz o prefeito Alair Corrêa explicando a importância do turismo religioso.

A viagem pelo roteiro “Rumo ao Sagrado” começa pelo Convento Nossa Senhora dos Anjos, situado no alto do Morro da Guia sendo um marco da arquitetura religiosa do período colonial, além de compor o conjunto arquitetônico mais importante de Cabo Frio. Quem visita o Convento ainda pode desfrutar de um acervo da arte mortuária no Cemitério Franciscano. E o acervo religioso é encontrado no Museu de Arte Sacra, que contém imagens raras barrocas em terracota e madeira, dos séculos XVI e XVII.

Após o passeio no Morro da Guia o turista segue em direção ao centro de Cabo Frio e visita a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção. A matriz histórica, que foi construída em 1615, é a sétima igreja mais antiga do país. Sua construção foi feita em estilo barroco e sua decoração feita em ouro. No altar-mor está a imagem da padroeira, esculpida em madeira e ricamente estofada, a peça foi feita em Lisboa.

– Na Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, criada pelo vigário Bento de Figueiredo, temos a Padroeira Nossa Senhora da Assunção, cuja imagem foi trazida de Portugal nos princípios da fundação da Igreja, e assim consignada, Nossa Senhora da Assunção ante a forte devoção à Nossa Senhora pelos primeiros habitantes da cidade – explica o padre Marcelo Chelles, pároco da Matriz.

Dentre tanta arte religiosa, a Igreja São Benedito não fica atrás de nenhuma já reproduzida. A capela, localizada no bairro Passagem, foi construída por João Botelho em 1761 e na época, abrigava os escravos negros, que não podiam frequentar a mesma igreja dos brancos. A sua riqueza está na simplicidade do estilo.

Para uma melhor divulgação do turismo religioso, a Pastoral do Turismo também foi criada em Cabo Frio. Após encontro em Brasília, com representantes de todo o Brasil, o Padre Padre Rafael Santana voltou com a missão de coordenar a pastoral na região, com sede na Igreja Nossa Senhora da Esperança, no Jardim Esperança. A reunião teve como objetivo ampliar a reflexão sobre a pastoral e traçar planos e metas para a criação ou fortalecimento da pastoral em todo o território nacional.

- A pastoral do turismo é uma expressão nova da Igreja em nossa região. O encontro aconteceu em setembro de 2014, devido um apelo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Sendo uma das mais novas áreas de atuação da Igreja, a pastoral do turismo foi criada com o intuito de, segundo o Papa Bento XVI, “iluminar este fenômeno com a doutrina social da Igreja, promovendo uma cultura do turismo ético e responsável, de tal modo que chegue a ser respeitador da dignidade das pessoas e dos povos, acessível a todos, justo, sustentável e ecológico” – disse o administrador paroquial, padre Rafael Santana, que é o Coordenador Regional da Pastoral do Turismo e Juiz Auditor da Comarca Lagos.


data : Thu, 19 Feb 2015 20:23 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Guarda Marítima apoia chegada de transatlântico na cidade (19/02/2015)

A cidade de Cabo Frio recebeu na manhã de segunda-feira (2/2) o navio de passageiros Zenith da empresa Pullmantur, trazendo inúmeros turistas para a cidade, dando continuidade à temporada de cruzeiros.

Seguindo a sua rotina de trabalho, a Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio, presta todo o apoio para que o navio, seus tripulantes e passageiros tenham uma estadia tranquila. A segurança é feita em grande estilo por terra e pelo mar, que oferece todo o apoio no embarque e desembarque dos visitantes, proporcionando-lhes tranquilidade e motivação para conhecer a cidade.

A primeira ação da Guarda Marítima é orientar o fundeio do navio em área protegida de ventos e correntes, possibilitando assim, que ocorra o desembarque dos passageiros com segurança. Em seguida, as embarcações da Guarda orientam os tenders de passageiros na navegação no interior do Canal de Itajuru até a sua atracação no Terminal de Transatlântico.

Segundo o superintendente da Guarda Marítima, o comandante Sérgio Guedes, Cabo Frio é a única cidade do Brasil que oferece esse serviço aos navios de passageiros, fazendo com que haja uma procura crescente por parte das empresas operadoras desses navios em estabelecer escala com a cidade.

- Há o interesse das empresas de trazerem para a próxima temporada até 30 escalas de navios. Isso só vem ratificar o acerto da política do Prefeito Alair Corrêa em incentivar o Turismo, como polo de desenvolvimento da economia de nossa cidade – afirma Guedes.

O secretário de Ordem Pública, Renato Vianna, pretende propor ao prefeito Alair Corrêa a aquisição de novos meios para a Guarda Marítima, para atender a demanda de serviços gerados pela chegada de mais navios à cidade.

Além do trabalho da Guarda Marítima, a secretaria de Turismo faz toda divulgação quando os transatlânticos chegam à cidade. Quem vem através de transatlântico é recepcionado pelos funcionários do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e levam informações sobre Cabo Frio, o que permite que durante a viagem do navio guardem lembranças da cidade e tenham vontade de voltar para ficar por um período maior de tempo.

- Temos o papel de fazer a venda do produto Cabo Frio e a recepção dos navios precisa ter qualidade e atenção para que os turistas se encantem com nossa cidade e queiram voltar em maior número – declarou Milton Roberto, superintendente da Secretaria de Turismo.


data : Thu, 19 Feb 2015 20:22 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.


| Próxima ->
Cabo Frio News - RSS feed de noticias
Ir para: [Topo da Página ] ou [ imprimirImprimir]
Ingles. Frances. Deutschland Italiano Espanhol

[Feeds] :[ O que é isso ? ]

Patrocinadores

Imobiliaria Luiz DiasImobiliaria Luiz Dias

AncoratekAncoratek

Hotel MalibuHotel Malibu

Dom FernandesDom Fernandes

EstalageEstalage

Bosque ClubeBosque Clube

Dica Hospedagem

Eventos

Parceiros



Locations of visitors to this page



Prêmio Comunicação 2006 - primeiro lugar na categoria internet
Prêmio Comunicação 2006 - primeiro lugar na categoria internet