Cabo Frio - Rio de Janeiro - Brasil 18-04-2014

Turismo


Add to Google

Começa nesta terça a qualificação turística para taxistas de Cabo Frio (15/04/2014)

A Prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria municipal de Turismo em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), campus Cabo Frio e a secretaria municipal de Transportes (SECTRANS) dá início às 8 horas desta terça-feira (15/4) a um curso de qualificação profissional com extensão voltada para o contexto do turismo, especialmente para motoristas de taxi: “O Taxista e a Atividade Turística” .

As inscrições ainda podem ser feitas na SECTUR, que fica no Terminal de Transatlânticos, no final da Avenida Assunção, no bairro Passagem e momentos antes do início do curso, na secretaria de Transportes, onde será realizado o curso. Os interessados devem estar munidos de xerox da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, 1 foto 3x4 e registro de taxista. Cada inscrito receberá um resumo do projeto com o conteúdo programático.

A capacitação acontece até 1º de julho de 2014, com carga horária de 48 horas e tratará de assuntos que vão desde a qualidade dos serviços turísticos, passando pela história regional, segurança no trabalho e cultura e patrimônio, eixos temáticos que promoverão um aprimoramento global desses profissionais, que estarão ao final do curso, aptos para trabalhar com os turistas que visitam Cabo Frio.

O superintendente da SECTUR, Aldenir Soares, destaca que dentre os mais importantes segmentos de transporte de pessoas estão os serviços de táxi, que com o transporte rodoviário coletivo urbano, realizam o deslocamento de milhares de pessoas com as mais variadas finalidades.

- Assim, além de desempenhar um papel indispensável ao dinamismo das cidades e na mobilidade das pessoas, os serviços de táxi também apoiam a atividade turística, transportando para o turismo de lazer, religioso, de negócios ou ecológico. O taxista é uma espécie de cartão de visitas vivo, já que transmite informações essenciais e úteis ao visitante, oferece as melhores dicas da cidade para quem nos visita. A rotina diária de circular pela cidade faz com que o taxista seja gabaritado para indicar o melhor acesso para o destino do turista, onde hospedar, visitar, comer ou fazer compras – explica Aldenir.

A turismóloga da SECTUR, Vanina Navega, defende que “o taxista é, muitas vezes, o primeiro contato que o visitante tem com o destino” .

- O atendimento desse profissional é indispensável para a boa impressão que o turista terá da cidade, e alguns predicados são fundamentais: além de ser gentil, é necessário também que ele tenha conhecimento sobre sua cidade – disse a turismóloga.


data : Tue, 15 Apr 2014 22:12 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Turismo apresenta a Ecoart Fashion Show em Cabo Frio (10/04/2014)

"Trabalhos feitos com coco, semente, osso, alumínio e muito mais". É o que promete a secretaria de Turismo, através da Casa Artesanal, em parceria com a COMSERCAF para o desfile com foco na arte dos recicláveis e inclusão social – a Ecoart Fashion Show – evento que será realizado no próximo dia 20 de abril, domingo de Páscoa, às 21h, na Praça Verde do Guta, na Praia do Forte, fechando assim as festividades pelo dia do Artesão, comemorado no dia 19 de março.

A intenção do projeto, segundo a coordenadora do segmento Artesanato da Sectur e idealizadora do desfile, Vânia Carvalho é mostrar ao público como os artesãos podem transformar peças que vão para o lixo, em verdadeiras obras de arte.

- Queremos com isso conscientizar as pessoas sobre a importância de não jogar lixo na rua e na praia, porque elas mesmas podem transformar aquilo que não tem mais uso em trabalhos maravilhosos. Além disso, pessoas com problemas de inclusão social, podem se tornar capacitadas para esse mercado de trabalho, através do artesanato reciclável.

Vânia defende que a Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo é a grande incentivadora desta nova maneira de fazer artesanato em Cabo Frio, onde o segmento se completa com a questão ambiental no momento que fomenta a economia sustentável.

- Afinal, os turistas ficam encantados quando encontram peças feitas de material reaproveitado e resíduos naturais, agora com parceria com a Comsercaf, que vai render muitos frutos depois dessa maravilhosa experiência proporcionada pelo governo Alair Corrêa.

O produtor e agenciador de modelos Soró Luiz e as Amigas da Mama de Cabo Frio estarão apoiando o evento que fecha a comemoração pelo dia do Artesão com chave de ouro.

- No desfile serão cerca de 10 artesãos que irão confeccionar as peças, mas na produção teremos a participação de uns 15 artistas. Teremos muitas surpresas. Vale a pena conferir e participar deste grande evento – convida a coordenadora, destacando que “o artesanato é um dos instrumentos de apelo turístico para fomentarmos nosso mercado consumidor” .

- O governo Alair Corrêa se preocupa com o futuro da cidade pós-petróleo e, por isso se antecipa no fortalecimento de segmentos que vão estar diretamente ligados com essa perspectiva econômica de sobrevivência após a perda dos royalties. Com a beleza de tantos trabalhos que valorizam nossa cultura, nossa arte e nossa cidade a partir do momento que agregamos originalidade, criatividade e tradição em cada peça, fortalecemos nosso turismo e consequentemente nossa economia com esse gesto de reconhecimento e desse potencial que está nas mãos de cada artesão.

Depois do sucesso do Dia do Artesão, agora é pensar em trabalhar a próxima novidade. E ela vem cheia de irreverência, modernidade e conscientização, garante a coordenadora.

– Trazer a importância da preservação do nosso meio ambiente através de uma economia sustentável gerada pelo artesanato é agora nossa intenção. Nossa arte se mostra peça importante dentro de vários contextos sociais, turísticos, ambientais e econômicos. Sendo assim, trabalharemos este segmento sempre pensando no futuro pós-petróleo – concluiu Vânia Carvalho.


data : Thu, 10 Apr 2014 20:48 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Turismo viabiliza curso de qualificação turística para taxistas de Cabo Frio (24/03/2014)

A Prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria municipal de Turismo vai fomentar um curso de qualificação profissional com extensão voltada para o contexto do turismo, especialmente para motoristas de taxi: “O Taxista e a Atividade Turística” .

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 17 horas, na Sectur, que fica no Terminal de Transatlânticos, no final da avenida Assunção, no bairro Passagem. Os interessados devem estar munidos de xerox da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, 1 foto 3x4 e registro de taxista. Cada inscrito receberá um resumo do projeto com o conteúdo programático.

O curso com iniciativa da SECTUR e parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), campus Cabo Frio e a secretaria municipal de Transportes (SECTRANS) será realizado no período de 15 de abril à 1º de julho de 2014, com carga horária de 48 horas.

O curso tratará de assuntos que vão desde a qualidade dos serviços turísticos, passando pela história regional, segurança no trabalho e cultura e patrimônio, eixos temáticos que promoverão um aprimoramento global desses profissionais, que estarão ao final do curso, aptos para trabalhar com os turistas que visitam Cabo Frio.

O superintendente da Sectur, Aldenir Soares destaca que dentre os mais importantes segmentos de transporte de pessoas estão os serviços de táxi que, com o transporte rodoviário coletivo urbano, realizam o deslocamento de milhares de pessoas com as mais variadas finalidades.

- Assim, além de desempenhar um papel indispensável ao dinamismo das cidades e na mobilidade das pessoas, os serviços de táxi também apoiam a atividade turística, transportando para o turismo de lazer, religioso, de negócios ou ecológico. O taxista é uma espécie de cartão de visitas vivo, já que transmite informações essenciais e úteis ao visitante, oferece as melhores dicas da cidade para quem nos visita. A rotina diária de circular pela cidade faz com que o taxista seja gabaritado para indicar o melhor acesso para o destino do turista, onde hospedar, visitar, comer ou fazer compras, explica Aldenir.

A turismóloga da Sectur, Vanina Navega defende que “o taxista é, muitas vezes, o primeiro contato que o visitante tem com o destino” .

- O atendimento desse profissional é indispensável para a boa impressão que o turista terá da cidade e, alguns predicados são fundamentais: além de ser gentil, é necessário também que ele tenha conhecimento sobre sua cidade, disse a turismóloga.


data : Tue, 25 Mar 2014 21:53 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

“ Aeroporto de Cabo Frio será ampliado” anuncia Ministro Moreira Franco (24/03/2014)

Único aeródromo com gestão da prefeitura e administração terceirizada vai receber verba do programa federal no Programa de Investimentos em Logística

Tornar o aeroporto mais confortável e expandir a infraestrutura para deixá-lo mais competitivo no mercado regional. Estes são os objetivos da reforma que vai ampliar o Aeroporto Internacional de Cabo Frio. As obras, de acordo com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, vão modificar a configuração de tudo o que existe hoje no Aeroporto Cabofriense. Pelo Programa de Investimentos em Logística, estão previstas obras na pista (segunda maior do Estado do Rio com 2.560 metros) aumento da área de estacionamento de aeronaves e reformas no terminal de passageiros para incentivar o turismo.

- Queremos mais brasileiros viajando de avião. Por isso, a presidente Dilma determinou investimentos em aeroportos regionais e Cabo Frio está sendo contemplado com as melhorias-, disse o ministro apontando que em 2003 o número de passageiros na aviação brasileira era de 30 milhões e em 2013 chegou a cerca de 111 milhões e o mercado está em evolução.

O Ministro Moreira Franco afirmou ainda que o Aeroporto de Cabo Frio é um exemplo de administração privada – a única no país – conquistada graças à visão do prefeito Alair Corrêa que construiu o aeroporto e terceirizou a administração. O aeroporto O aeroporto está localizado a aproximadamente 140 km do Rio, a 85 km de Macaé (RJ).

- Agradecemos ao ministro que, com assinatura deste documento permite melhorias em nosso aeroporto e mantém o controle de gestão da prefeitura e com operadora terceirizada-, disse o prefeito Alair Corrêa que entregou um mapa do município confeccionado em couro por artesãos da cidade. O convenio foi assinado durante encontro no Teatro Municipal completamente lotado e com a participação da maioria dos prefeitos da região entre eles: André Granado, Prefeito de Armação de Búzios; Silas Bento, Vice-prefeito de Cabo Frio; Paulo César, Deputado Federal; Moreira Franco, Ministro da Aviação Civil; Alair Corrêa, prefeito anfitrião; Julio Lopes, Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro; Claudio Chumbinho, Prefeito de São Pedro da Aldeia; Anderson Moura, Prefeito de Araruama; Sebastião Rocha, Vice-prefeito de Silva Jardim.


data : Tue, 25 Mar 2014 21:53 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Turismo de Cabo Frio proporciona capacitação para hoteleiros (24/03/2014)

Superando as expectativas de público, mais de 50 empresários e profissionais de hotelaria de Cabo Frio participaram, na quarta-feira (19/3), de um workshop gratuito oferecido pela Colonial Búzios Eventos & Projetos, na sede da ACIA - Associação Comercial, Industrial e Turística.

Com total apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Turismo, as palestras proporcionaram um entendimento prático de como melhorar as vendas, principalmente na baixa temporada.

As palestras com temas como Elaboração de Tarifários, Marketing Hoteleiro e a Fidelização de Clientes foram apontadas, através de pesquisa, como os principais problemas da hotelaria de Cabo Frio. Para fazer a explanação do assunto, consultores da área puderam responder perguntas e tirar diversas dúvidas dos presentes.

- O curso foi montado para atender uma demanda específica, com objetivo de orientar as negociações comerciais entre hoteleiros e operadores de turismo. Eles entenderam a importância da elaboração de um tarifário e suas diferentes aplicações, além disso, foi abordado também a questão do marketing de rede social, que está em alta – destacou a turismóloga da Sectur, Luane Ferreira.

O superintendente da secretaria de Turismo de Cabo Frio, Aldenir Soares, falou da importância deste workshop para o setor hoteleiro e colocou a secretaria a disposição para outros cursos com temas específicos e de maior necessidade, levantados pelos empresários do ramo.

- A hotelaria como espinha dorsal do turismo é o setor de grande importância e determinante para o turismo de um destino, podendo ser considerada um termômetro da atividade. Queremos ter este setor cada vez mais preparado, especialmente nesses períodos de grandes eventos no Brasil, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas – disse.

O workshop contou com a participação dos turismólogos Thiago Azeredo, gerente comercial do Vila D’este (reconhecido como o quarto hotel mais romântico do país e o sétimo da América do Sul em 2013, detentor do Travelers’ Choice Award e do Certificate of Excellence, no mesmo ano) e Juliana Girão, gerente de vendas do Best Western Plus Sol Ipanema Hotel e especialista em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva, que apresentaram aos participantes os desafios e as estratégias de vendas e marketing aplicadas à atividade hoteleira.

Participaram da mesa diretora Janice Kunrath, diretora da Colonial Búzios e realizadora da Expo Hotel Meeting; Walmir Porto, presidente da ACIA Cabo Frio; Aldenir Soares, superintendente da secretaria de Turismo de Cabo Frio; Isabel Ramalho, representante do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau; Carlos Cunha, presidente da Associação de Hotéis de Cabo Frio; e Radamés Muniz, da Federação de Conventions Bureau.


data : Tue, 25 Mar 2014 21:52 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.


| Próxima ->
Cabo Frio News - RSS feed de noticias
Ir para: [Topo da Página ] ou [ imprimirImprimir]